Corrida, ação de lazer e implosão de edifício provocam bloqueios e desvios a partir de sábado
![]() |
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizará intervenções no trânsito neste sábado (24) e domingo (25) em pontos do Plano Piloto, do Parque da Cidade e do Guará. As mudanças ocorrem em razão da Corrida de Reis Mirim 2026, da Rua do Lazer do Guará e da implosão do Edifício Torre Palace Hotel, com previsão de bloqueios, desvios e reforço na sinalização.
No sábado (24), das 6h às 12h, acontece a Corrida de Reis Mirim 2026 no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, com concentração no estacionamento do Parque Ana Lídia. O evento deve reunir cerca de 3 mil pessoas. Estão previstas intervenções na via interna do parque e nos estacionamentos próximos à área da prova. A sinalização temporária começa a ser instalada a partir das 23h59 desta sexta-feira (23), com posicionamento de supercones para coibir estacionamento irregular, reforço das faixas de pedestres e implantação de pontos específicos de travessia. Os acessos ao estacionamento do Parque Ana Lídia serão fechados e a área ficará isolada com cerca branca durante a corrida. O Detran-DF orienta os motoristas a redobrarem a atenção à sinalização provisória e às orientações dos agentes.
No domingo (25), das 6h às 17h, será realizada a Rua do Lazer na Avenida Central do Guará II, no trecho entre a 4ª Delegacia de Polícia e o Edifício Consei. A atuação dos agentes de trânsito abrangerá pontos estratégicos da região, como as proximidades das QI 25/27, QI 27/29, EQ 31/33, além do entorno da 4ª DP e do Edifício Consei. Durante o evento, equipes estarão posicionadas para orientar condutores e pedestres, promover a segurança viária e realizar intervenções sempre que necessário.
Também no domingo (25) está prevista a implosão do Edifício Torre Palace Hotel, na Quadra 4 do Setor Hoteleiro Norte, na Asa Norte. O planejamento de trânsito prevê intervenções graduais, com sinalização prévia, desvios e bloqueios estratégicos nas vias da região. A partir das 20h de sábado (24), serão bloqueadas entradas e vias internas das Quadras 3 e 5 do Setor Hoteleiro Norte, incluindo acessos pelas vias N1 e N2. Os agentes atuarão na retirada de veículos que ainda estiverem estacionados dentro dos perímetros isolados. Às 23h59, os estacionamentos da Fonte da Torre de TV, nos lados norte e sul, serão interditados.
No domingo, a partir das 6h, estão previstas interdições na W3 Norte, nas proximidades do Brasília Shopping, com desvio do tráfego para a via N2 e semáforos operando em modo intermitente. Na via N1, na altura da Quadra 2 do Setor Hoteleiro Norte, a saída para a via principal será bloqueada, direcionando o fluxo para dentro do setor. Na W3 Sul, haverá desvio para a via S1, além de bloqueios nos acessos ao estacionamento da Fonte da Torre e redirecionamento do tráfego para a N1. Esses pontos de controle permanecerão ativos das 6h às 13h.
Entre 9h30 e 10h30, uma nova etapa de bloqueios será implantada, com interdição total da via S1 na altura da Feira da Torre. Nesse período, haverá retorno provisório e desvio do tráfego para a ligação S1/N1, nas proximidades do Eixo Cultural Ibero-Americano. Também serão instaladas cercas para impedir o acesso de veículos estacionados no complexo Brasil 21 à via S1. Na região da churrascaria Rio Brasa Brasília e do Hotel Grand Bittar, as faixas de rolamento serão sinalizadas para permitir retornos controlados. A saída do Setor Hoteleiro Sul ficará temporariamente bloqueada, com orientação dos agentes para manobras de retorno nos pontos definidos.
Durante toda a operação, equipes do Detran-DF estarão distribuídas em pontos estratégicos para orientar condutores e pedestres, reforçar a sinalização e garantir o cumprimento dos bloqueios. A recomendação é que os motoristas evitem circular pela região central na manhã de domingo, utilizem rotas alternativas e sigam as orientações dos agentes e da sinalização temporária.
