Esquema integrado prevê monitoramento por câmeras, policiamento ampliado e intervenções no trânsito no entorno do Mané Garrincha
![]() |
| Renato Alves/Agência Brasília |
A Secretaria de Segurança Pública do DF definiu um esquema especial para a partida entre Flamengo e Corinthians, válida pela Supercopa, competição que abre oficialmente a temporada nacional de futebol de 2026. O jogo será disputado neste domingo (1º/2), às 16h, na Arena BRB Mané Garrincha, com expectativa de público de até 71 mil pessoas e abertura dos portões prevista para as 12h.
O planejamento da operação está formalizado por meio de um Protocolo de Operações Integradas (POI), que estabelece a atuação coordenada das forças de segurança, órgãos públicos e empresas privadas envolvidas no evento. O monitoramento contará com cerca de 600 câmeras do Centro de Comando e Controle da arena, integradas ao sistema de videomonitoramento urbano e acompanhadas em tempo real pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).
Na área externa do estádio, será instalada uma cidade policial, reunindo representantes das forças de segurança e de diversos órgãos públicos para acompanhamento da operação. Eventuais ocorrências serão encaminhadas à 5ª Delegacia de Polícia da Polícia Civil do DF. As imagens captadas também serão distribuídas às centrais de monitoramento remoto da PMDF, com câmeras de alta resolução que auxiliam tanto na segurança quanto na mobilidade urbana e no atendimento emergencial.
“O Distrito Federal está preparado para sediar competições desse porte, com as forças de segurança atuando de forma integrada com diversos órgãos para garantir uma realização segura e organizada. A expectativa é de um evento tranquilo, com impactos pontuais e controlados no trânsito”, afirmou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
A Polícia Militar do DF reforçará o policiamento nas áreas interna e externa da arena e acompanhará os deslocamentos das delegações. Regiões centrais de Brasília, como os setores Hoteleiro Norte, de Divulgação Cultural e a Zona Cívico-Administrativa, também receberão atenção especial. As ações de trânsito ficarão sob responsabilidade do Detran-DF, enquanto o Corpo de Bombeiros Militar do DF atuará na fiscalização das medidas de prevenção contra incêndio e pânico, mantendo viaturas de prontidão. Empresas privadas serão responsáveis pela segurança privada, brigadistas e atendimento pré-hospitalar.
Haverá revista pessoal dos torcedores, com restrição à entrada de itens como sinalizadores, fogos de artifício, artefatos explosivos, garrafas e copos de vidro, capacetes, guarda-chuvas, carrinhos de bebê, frascos de perfume, cigarros, dispositivos eletrônicos para fumo, materiais perfurocortantes, drones não autorizados e qualquer tipo de manifestação com conteúdo ofensivo.
O Detran-DF realizará intervenções viárias antes e após a partida para organizar o fluxo de veículos e garantir a segurança de pedestres. Na Via N1, na altura do Planetário, haverá ponto específico para travessia de pedestres, além de reforço na fiscalização contra estacionamento irregular nas imediações do estádio. Durante a dispersão do público, após o término do jogo, a Via N1 nas proximidades do estacionamento leste do ENB terá três faixas liberadas para facilitar o acesso à Via N2. Algumas rotatórias serão fechadas e semáforos estratégicos operarão em modo intermitente para garantir a fluidez do trânsito.
